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Invasão no sistema do TJ gera muitas incertezas

O ataque ao sistema informatizado do Tribunal de Justiça do Estado, na semana passada, ainda causa prejuízos e muitas incertezas tanto a funcionários do Judiciário quanto a advogados e seus clientes. Na segunda-feira, o TJ gaúcho informou que foram restabelecidos mais alguns serviços aos usuários externos (veja quadro), agregando-se aos que já estavam disponíveis no final da semana anterior. Porém, em nota divulgada ontem, o Tribunal informou que tem trabalhado dia e noite para tentar restabelecer todos os serviços após a invasão de sua rede interna. Diante disso, os prazos processuais seguem suspensos e não há previsão de retomada. O clima entre advogados é de muita incerteza. O presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santa Maria, Péricles da Costa, diz que recebeu ligações de quatro advogados de Santa Maria que tiveram pane geral em seus computadores na semana passada. Coincidentemente, os problemas ocorreram após todos acessarem o site do TJ. Esse tipo de dano a computadores de advogados ocorreu em todas as regiões do Estado, havendo caso até de defensor que perdeu documentos de clientes.

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- É uma situação de muita incerteza. Os advogados ainda estão com medo até de acessar o site do Tribunal de Justiça com medo de terem seus computadores infectados. Mesmo que esteja disponível, não sei se o processo está atualizado, se as informações que constam ali são fidedignas. O ataque foi o agravamento de algo que já era insustentável para a população. Traz o sentimento de desamparo completo para a população - diz presidente da OAB em Santa Maria, citando que o TJ deveria ser mais transparente até mesmo para esclarecer boatos como o de suposto pedido de pagamento para desbloqueio do sistema do Tribunal.

Ele acredita que o TJ gaúcho deveria ter um canal permanente e oficial de acompanhamento da situação, o que já foi pedido pela OAB, pois diz que isso seria fundamental para dar transparência da real situação. Segundo Costa, a nota oficial divulgada ontem pelo TJ é genérica e não esclarece o que realmente aconteceu, que danos foram causados ou não e qual a previsão de restabelecimento do sistema.

- Isso tem um impacto muito grande em várias áreas. Na segurança pública, porque tem réus para serem presos, audiências de custódia para serem feitas. Tem impactos econômicos e também psicológicos, porque as pessoas estão angustiadas com o não andamento de seus processos - afirma Costa.

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Segundo o Fórum de Santa Maria, parte dos sistemas já está operando, e os atendimentos estão sendo feitos por telefone e WhatsApp (veja no quadro os números de cada Vara da Justiça na cidade). Inclusive, se houver pedidos de urgência, como para internação hospitalar ou compra de medicamentos, os processos podem ser enviados por e-mail para as respectivas varas.

Como estão os sistemas

Veja os serviços disponíveis para acesso pelo site do TJRS (http://www.tjrs.jus.br/). Instabilidades pontuais podem ocorrer. Em caso de dificuldade técnica, contate a Cadi

Sistemas disponíveis

  • Central de Atendimento do Departamento de Informática (Cadi) teve restabelecido o suporte operacional a advogados e ao público interno. O serviço está disponível para registro de atendimentos pelo link: https://cadi.tjrs.jus.br, ou pelos telefones: (51) 3210-7565 (público interno) e (51) 3210-7965 (advogados).
  • Eproc (1º e 2º Graus), SEI, webmail, videoconferências via plataformas PEXIP e BBB (Big Blue Button)
  • Methis (para realização de mediação e conciliação pelos CEJUSCs) e GRP Thema (sistema de gestão administrativa integrado)

Ainda fora do ar

  • Metaframe e VPN. Continua vedado o acesso remoto e o uso das estações de trabalho dentro da rede do Judiciário estadual
  • O DRS, sistema utilizado para gravação de audiências no 1º Grau, também não está operante ainda

Atendimento no Fórum de Santa Maria

Apesar de o expediente ser das 13h às 19h, o horário de atendimento ao público é das 14h às 18h, quando os telefones abaixo são atendidos. É possível também enviar mensagem por WhatsApp

  • Plantão 24 horas - (55) 99978-2267
  • Direção do Fórum - (55) 99683-3141
  • Distribuição - (55) 99686-7421
  • Cap (Centro de Atendimento ao Público) - 99664-0981
  • Juizado Especial da Fazenda Pública (Jefaz) - (55) 99675-5580
  • 1ª Vara Cível (Esp.em Faz.Pública) - (55) 99924-3441
  • 1ª Vara Criminal - (55) 99729-6068
  • 2ª Vara Cível - (55) 99631-5007
  • 2ª Vara Criminal - (55) 99729-9266
  • 2ª Vara de Família e Sucessões - (55) 99629-3730
  • 3ª Vara Cível - (55) 99632-9124
  • 3ª Vara Criminal - (55) 99923-4268
  • 4ª Vara Cível - (55) 99638-4928
  • 4ª Vara Criminal - (55) 99915-0456
  • CEJUSC - (55) 99648-5925
  • Juizado da Violência Doméstica - (55) 99617-5702
  • Juizado Especial Cível - (55) 99629-5774
  • Vara de Execução Criminal Regional - (55) 99673-4441
  • Vara do Juizado da Infância e Juventude - (55) 99678-7550

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